
O Bisaque da Leitura se caracterizada como uma ferramenta de transporte da leitura e cultura a crianças e infantes periféricos das zonas rurais da cidade de Gravatá-PE. Fisicamente se resume a bolsas com livros de literatura, além de cronograma de leitura e acompanhamento pedagógico e familiar. Associado a isso, o Bisaque realiza rodas de leitura, oficinas periódicas de suporte pedagógico, momentos lúdicos, teatros de mamulengos e práticas culturas multicêntricas.
Essa proposta tem por finalidade ampliar os espaços de leitura, considerando as múltiplas linguagens e as suas ferramentas tecnológicas, socializar o acesso aos livros de literatura, permitindo a concretização de um direito de todos à leitura literária, mobilizar leitores para o acesso às diversas formas de contato com o mundo da leitura, em suas diversas possibilidades, ler e ouvir histórias com a intenção de trabalhar emoção e imaginação, ampliar pontos de vista, buscando o reconhecimento da importância dos diferentes modos e espaços de leitura, experienciar variadas situações e práticas de leitura, com vistas a uma intensificação do processo ensino aprendizagem de leitura, no espaço escolar e em outros espaços culturais.
O projeto se volta para crianças de 06 (seis) à 14 (quatorze) anos pertencentes às famílias que residem em comunidades carentes das zonas rurais. Essa faixa da população, em conjunto com o recorte social associado, se tornam protagonista do esboço, haja vista a importância da criação do hábito da leitura e pensamento crítico, pois é nessa fase que o interesse pela leitura é desenvolvido, principalmente como prática fora do ambiente escolar, o que infelizmente acaba na maioria das vezes não acontecendo, principalmente nas famílias de baixa renda, seja por falta de orientação da própria família ou pela falta de material adequado para o aprendizado da criança